Apesar de vir de três vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, o clima do Flamengo não é dos melhores, ainda mais após o empate por 1 a 1 com o Ñublense na Copa Libertadores. O time carioca corre o risco de não avançar na competição sul-americana e isso incomoda a torcida. Por isso, a meta é ter uma boa atuação e vencer o Cruzeiro, neste sábado, às 18h30, no Maracanã, pela 8ª rodada.
Com apenas cinco pontos, o Flamengo é segundo colocado do Grupo A, liderado pelo Racing-ARG, com 10 pontos. O Nublense tem quatro e o Aucas-QUE, três, restando apenas dois jogos. Por sorte, o time carioca fará dois jogos em casa, diante do Racing e depois contra o Aucas, podendo ficar com uma das duas vagas. Não deixa de seu uma situação bem oposta nas suas últimas participações na competição.
Flamengo e Cruzeiro têm campanhas semelhantes, com 12 pontos, quatro vitórias e três derrotas. A diferença é que o rubro-negro venceu o Corinthians, por 1 a 0, na última rodada no Maracanã, enquanto a equipe celeste perdeu para o Cuiabá, em casa, pelo mesmo placar. Os rivais já se enfrentaram em 97 oportunidades, com 35 triunfos do Cruzeiro, 36 do Flamengo e 26 empates.
Do lado do Flamengo, o técnico Jorge Sampaoli continua sem os seus dois melhores meias. Everton Ribeiro, com lesa muscular, já estava vetado e Arrascaeta participou apenas de alguns minutos do treino de sexta-feira e também é baixa.
O técnico argentino volta a contar com o meia Matheus França e com o zagueiro Léo Pereira, que treinaram normalmente. A expectativa é que Léo Pereira assuma a vaga de David Luiz. A tendência é que o técnico repita a escalação dos últimos jogos. “O time está tendo alguns problemas físicos em relação ao que penso que o time precisa ter em relação a intensidade. Tem relação com fadiga, com queda de rendimento, lesão… É um processo. Quero muito mais. Mas insisto nisso e a verdade é que a sequência de jogos está nos custando muito caro”, disse Sampaoli.
Do outro lado, Pepa tem problemas para escalar o Cruzeiro. O volante Ramiro teve confirmada uma ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco lateral do joelho. Com isso, desfalcará o time por tempo indeterminado.
Ao menos, Mateus Vital retorna após se recuperar de uma lesão na coxa. Ele deve ficar como opção no banco de reservas. “Sou o primeiro a dizer que temos que melhorar. Quando não dá para tocar violino, temos que tocar tambor. Temos muito a melhorar, mas seguimos trabalhando para conquistar nossos objetivos”, afirmou Pepa.