A Prefeitura de Cruz das Almas vai acompanhar o movimento municipalista de outros cinco estados do Nordeste para promover uma grande paralisação na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto. Na Bahia, a mobilização é articulada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e tem o objetivo de alertar o Governo Federal, Congresso Nacional e a população para a situação financeira das prefeituras, que tem enfrentado quedas no repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A queda na arrecadação das prefeituras já é considerável, e isso já compromete alguns trabalhos realizado pelas gestões. A Prefeitura de Cruz já considera adotar algumas medidas de economia e cortes de gastos. Por isso, na próxima quarta-feira, serão suspensas as atividades administrativas em forma de protesto e sensibilização, sendo mantidos os serviços essenciais de saúde e serviços públicos como: o funcionamento da UPA e a coleta de lixo.
“Não é só Cruz das Almas, a situação preocupa todos os municípios. As quedas nos repasses do FPM entre outros medidas do governo federal que afetam os recursos das prefeituras são insustentáveis. E nós vamos unir forças aos demais municípios para chamar a atenção do governo para a situação que não é nada boa”, comentou o prefeito Ednaldo Ribeiro bastante preocupado com a manutenção do ritmo de trabalho da sua gestão.
Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas