MURAL DE NOTÍCIAS

Mulheres são as mais atingidas pelo HPV no ânus, indica estudo

As mulheres são as mais afetadas pela infecção por HPV na região anal, com uma taxa de 63,% contra 36,8% dos homens. A doença atinge 52% dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos que já iniciaram a vida sexual, segundo informações obtidas pela Folha de S.Paulo.

Os resultados são da primeira pesquisa nacional sobre o tema, feita a pedido do Ministério da Saúde, e mostram uma taxa de infecção anal muito semelhante à da região genital (58,6 %).

O HPV faz parte de um grupo de mais de 150 vírus, onde pelo menos 13 estão associados a cânceres, como o de colo uterino, o de ânus, o de pênis e o de cabeça e pescoço.

Nos últimos anos, o país registrou uma queda quanato a cobertura de vacinação contra o HPV. Em 2022, entre as meninas, a primeira e a segunda dose tiveram, respectivamente, 75,91% e 57,44% de adesão.

Já em relação aos meninos, os números são ainda menores: 52,26% na primeira aplicação e 36,59% na segunda. Os dados deste ano ainda não estão consolidados.

O imunizante é indicado para a prevenção de verrugas genitais (HPV 6 e 11) e de tumores relacionados ao HPV 16 e 18, como o de vulva, vagina, colo uterino, ânus, cavidade oral, traqueia e pênis.

A infecção está associada a 90% dos casos de câncer de ânus, um tipo de tumor que vem aumentando em vários países nas últimas décadas.

(A Tarde)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *