O Governo da Bahia, anunciou, nesta sexta-feira (16), um plano de ação para enfrentamento da dengue com intensificação de atendimentos e capacitação de equipes. Entre 31 de dezembro do ano passado e quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde (Sesab) notificou 6,3 mil casos prováveis de dengue em todo estado.
Nesta sexta-feira, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para discutir estratégias emergenciais no combate à doença.
Os municípios baiano com maior incidência da doença são Jacaraci e Piripá. O estado está com 13 municípios em epidemia de dengue. É o que aponta o levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), divulgado pela Sesab.
Na quinta-feira (15), a secretaria confirmou duas mortes por dengue no estado. Ambas aconteceram em cidades do sudoeste do estado e entre elas uma criança de 5 anos.
👉 Uma das principais medidas discutidas foi a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios em situação de epidemia, risco e alerta da dengue, e orientação à população quanto à prevenção e atenção aos sintomas da doença.
👉 As equipes da Sesab irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), para promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telesaúde.
Veja abaixo mais medidas:
- vacinação com a chegada de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde;
- aplicação do carro fumacê;
- cuidados com habitações que estão isoladas ou esvaziadas.
O órgão também está equipado com drones para realizar o mapeamento e identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito. A secretaria vai, ainda, ordenar a realização de mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas a fim de eliminar recipientes que possam acumular água parada.
No sábado (17), a Sesab dará continuidade às estratégias de atuação no enfrentamento à dengue, reunindo os prefeitos de 39 municípios baianos que se encontram em situação de epidemia, risco e alerta.
Com a agenda, órgãos governamentais e municipais alinharão esforços e fortalecerão a cooperação na luta contra a dengue, protegendo a saúde da população e contendo a propagação da doença.
Sintomas
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores. Os principais sintomas são:
- Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;
- Sangramento de mucosa;
- Aumento progressivo do hematócrito.
Municípios em situação de epidemia
- Anagé
- Belo Campo
- Bonito
- Botuporã
- Brejões
- Condeúba
- Encruzilhada
- Feira da Mata
- Ibiassucê
- Ibicoara
- Ibitiara
- Igaporã
- Ipiaú
- Iramaia
- Irecê
- Jacaraci
- Matina
- Morro do Chapéu
- Mortugaba
- Novo Horizonte
- Piripá
- Rodelas
- Vitória da Conquista
Municípios em situação de risco
- Barra do Mendes
- Piritiba
- Serrolândia
- Lajedão
- Chorrochó
- Jaborandi
- Caturama
- Macaúbas
- Tanque Novo
- Cordeiros
- Manoel Vitorino
- Cafarnaum
Municípios em situação de alerta
- Mairi
- Nova Viçosa
- Adustina
- Carinhanha
Vacinação em Salvador
A vacinação contra dengue foi iniciada na tarde de quinta-feira, em Salvador, na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), no bairro da Liberdade. A partir desta sexta, as doses de vacinas foram ofertadas em 30 unidades de saúde de referência, com atendimento das 8h às 16h.
👉 De acordo com a prefeitura, com o recebimento de novos lotes, o público será ampliado gradativamente. Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação.
👉 A aplicação será feita com a presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes.
Para vacinação nas escolas, quando começar a ser feita, as crianças deverão apresentar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.
Salvador contabilizou 158 casos confirmados de dengue na 6ª semana epidemiológica, entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro. O número representa redução de 65% das notificações quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 453 casos.
Veja abaixo a lista de postos em Salvador que vão fornecer as vacinas a partir desta sexta:
- USF José Mariane – Itapuã;
- USF Aristides Maltez – Itapuã;
- UBS Sergio Arouca – Paripe;
- USF Beira Mangue – São Bartolomeu;
- USF Colinas de Periperi;
- USF Joanes Leste – Lobato;
- USF Ilha de Maré;
- USF Paramana;
- USF Bom Jesus;
- UBS Pernambués;
- USF Estrada das Barreiras;
- UBS Rodrigo Argolo – Tancredo Neves;
- UBS Clementino Fraga – Garcia;
- Multicentro Amaralina;
- UBS Maria Conceição – Pau Miúdo;
- UBS Santiago Imbassay – Pau Miúdo;
- UBS Frei Benjamim – Valéria;
- UBS Péricles Laranjeira – Fazenda Grande do Retiro;
- USF Boa Vista de São Caetano;
- USF Imbuí;
- USF João Roma – Jardim Nova Esperança;
- USF Gal Costa – São Marcos;
- USF São Marcos I;
- UBS Mario Andrea – Sete Portas;
- USF Santa Luzia;
- USF Cajazeiras V;
- USF Cajazeiras X;
- USF Cajazeiras XI;
- UBS Ministro Alckimin – Massaranduba;
- UBS Ramiro de Azevedo – Centro Histórico.
(G1)