O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançou, neste sábado (27), a candidatura de Victor Marinho à Prefeitura de Salvador. A chapa tem o carteiro aposentado Edson Santana como candidato a vice-prefeito. Ele não pôde participar da convenção porque está em tratamento de saúde no Rio de Janeiro.
O anúncio aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced-Ufba), no bairro do Canela. Com o coletivo “Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista”, políticos e militantes da legenda defenderam a instituição de um projeto socialista na capital baiana.
O evento oficial marca também o processo de reconstrução do partido, que busca voltar a crescer na Bahia, agregando novos correligionários. Enquanto Marinho e Santana representam o PSTU soteropolitano na eleição majoritária, a sigla tem dois candidatos na disputa por cadeiras na Câmara Municipal.
O partido não formou coligações para a votação nas urnas – as decisões foram tomadas pelo diretório da cidade. Participaram da convenção lideranças como a dirigente Sandra Marinho, o secretário do PSTU, Matheus Araújo, e o tesoureiro da legenda, Jailson Lage. Para Victor Marinho, a estratégia será a mobilização nas ruas.
“A gente quer apresentar um programa socialista e revolucionário. (…) É preciso trazer à perspectiva a voz da classe trabalhadora e defender uma alternativa de poder que coloque os trabalhadores no centro das decisões políticas”.
Perfil
Aos 26 anos, Victor Marinho é o candidato mais jovem na disputa eleitoral. Essa é a primeira vez que ele se candidata a uma eleição, mas sua trajetória é dedicada à militância desde os 14 anos. Participou também do centro acadêmico na universidade.
Formado em Direito pela Ufba, o político é pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx – Faced/Ufba), integra o Movimento Estudantil e o Coletivo “Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista”. No campo partidário, preside ainda o diretório municipal do PSTU.
(G1)



