Nova função usa inteligência artificial da Meta para destacar trechos importantes de conversas longas; tecnologia mantém criptografia e privacidade
O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento de um novo recurso de inteligência artificial capaz de resumir automaticamente conversas dentro do aplicativo. A novidade chega primeiro ao Brasil, em português, e deve ser expandida para outros países e idiomas “em breve”. A liberação será feita de forma gradual entre os usuários brasileiros.
Segundo a Meta, empresa controladora do WhatsApp, o resumo das mensagens é gerado por meio de um processamento privado, garantindo que nem a empresa nem o aplicativo tenham acesso ao conteúdo das conversas. Os resumos também permanecem protegidos pela criptografia de ponta a ponta.
“Ninguém mais no chat pode ver que você resumiu as mensagens não lidas – isso significa que sua privacidade está protegida o tempo todo”, afirmou a companhia em comunicado oficial.
A Meta garante ainda que nenhuma mensagem é armazenada durante o processo e que a tecnologia foi construída de forma aberta, com auditoria de especialistas em segurança.
Atualização rápida de conversas longas
A ferramenta foi pensada para facilitar a retomada de conversas extensas, destacando apenas os trechos mais relevantes. “Imagine ser capaz de se atualizar rapidamente sobre uma conversa longa sem ter que ler cada mensagem individualmente”, explica o material de divulgação da empresa.
Como ativar o recurso
Por padrão, os recursos de IA com processamento privado vêm desativados. Para ativar o resumo de mensagens, o usuário deve acessar as configurações de bate-papo no aplicativo.
Além disso, é possível impedir o uso da inteligência artificial nas conversas, ativando a opção “privacidade avançada de conversas” em cada chat individual.
IA no WhatsApp: três pilares
A Meta afirma que a introdução da IA no WhatsApp seguirá três princípios fundamentais:
Livre escolha: o uso do Meta AI será sempre opcional;
Transparência: os usuários serão informados sempre que a IA estiver sendo utilizada;
Controle do usuário: conversas sensíveis poderão ter segurança reforçada com o modo “privacidade avançada de conversas”.
E claro, tudo sobre música, TV e celebridades você acompanha aqui no @midiafestof! 📲✨



