MURAL DE NOTÍCIAS

Wagner Moura vence o Globo de Ouro de melhor ator por O Agente Secreto

Wagner Moura venceu neste domingo (11) o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama por sua atuação em O Agente Secreto, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho. É a primeira vez que um ator brasileiro vence nesta categoria e também a primeira ocasião em que o Brasil conquista dois prêmios na mesma cerimônia — mais cedo, o longa foi eleito o melhor filme em língua não inglesa.

Ao subir ao palco do hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, Moura agradeceu à organização do prêmio, aos colegas indicados e à equipe do filme. “Obrigado ao Globo de Ouro, aos meus colegas indicados, que são atores extraordinários, e à Neon. Um agradecimento especial a Kleber Mendonça Filho”, disse o ator, interrompido por aplausos.

Dirigindo-se ao cineasta, Moura afirmou: “Você é um gênio e um irmão. O Agente Secreto é um filme sobre memória — ou a falta dela — e trauma geracional. Se o trauma pode ser passado de geração em geração, valores também podem. Dedico esse prêmio a quem segue resistindo com seus valores em tempos difíceis”.

O ator também agradeceu à esposa, Sandra Delgado, e aos filhos, antes de encerrar o discurso em português: “E para todo mundo no Brasil assistindo agora: viva o Brasil, viva a cultura brasileira”.

Ambientado durante a ditadura militar, O Agente Secreto acompanha um professor universitário que foge de São Paulo após entrar em conflito com um empresário. De volta ao Recife, sua cidade natal, ele assume uma identidade falsa e passa a viver escondido por questões de segurança.

O prêmio consolida o bom momento do cinema brasileiro no cenário internacional. Em 2024, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz por Ainda Estou Aqui. Antes dela, Fernanda Montenegro já havia sido indicada pela atuação em Central do Brasil. Moura, por sua vez, já havia concorrido ao Globo de Ouro em 2016, como ator de série dramática, por Narcos.

Na disputa pelo prêmio de melhor ator de drama deste ano estavam ainda Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido), Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine) e Michael B. Jordan (Pecadores).

Antes do Globo de Ouro, O Agente Secreto já havia aberto a temporada de prêmios ao vencer como melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards. O longa também saiu premiado do Festival de Cannes, no ano passado, com os troféus de melhor ator, para Moura, e melhor diretor, para Mendonça Filho.

👉 Siga @midiafestof para ver mais! 📌

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *