A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, deflagrou na manhã deste domingo, 01/02, ação policial e prendeu em flagrante delito o nacional J.R.C.S., 33 anos de idade, estudante de medicina, o qual estaria praticando extorsão, exigindo vantagem indevida das vítimas, mediante coação e grave ameaça.
De acordo com as investigações, o flagranteado estaria cometendo extorsões de forma reiterada, contra vítimas diversas e de várias regiões, inclusive desta Cidade, quando a equipe da Delegacia de Cruz das Almas iniciou as investigações.
Entre as vítimas de Cruz das Almas estavam um casal, que era assinante de um site de entretenimento adulto CRS. Em 23 de janeiro deste ano, o casal visualizou no aplicativo CRS o perfil supostamente de uma mulher solteira, a qual residiria próximo, que solicitou contato pelo WhatsApp, passando a encaminhar vídeo e fotografia em que aparecia nua, tendo o casal informado não ter interesse na prática, comunicando o conteúdo na plataforma, que removeu o perfil fake.
No dia seguinte, 24/01/2026, a suposta mulher solteira passou a encaminhar por WhatsApp, fotos intimas do casal, extraída da plataforma CRS, ameaçando publicar nas redes sociais, exigindo a quantia de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para não divulgar as imagens.
No dia 29/01/2026, o casal passou a receber mensagens pelo Facebook e Instagram, fotos íntimas do casal cortadas pela metade, com novas ameaças, desta feita de forma mais agressiva, enviando uma chave pix e dando prazo de 50 minutos para pagamento.
Diante das ameaças, o casal vítima realizou uma transferência no valor de R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos reais) para a chave pix informada, a qual foi bloqueada logo em seguida o saque. O flagrateado usava constas bancárias de terceiros, que serviam como a popular “laranja”, para não ser rastreado.
Imaginando que já estaria livre, no dia seguinte, o casal voltou a ser extorquido, afirmando o flagranteado que as fotos permaneciam no aparelho celular, ameaçando reativar o Instagram, caso não lhe pagasse novo valor; quando então o casal procurou a equipe da Polícia Civil de Cruz das Almas, que rapidamente iniciou um levantamento de informações e cruzamento de dados, descobrindo que o autor das extorsões seria um estudante de medicina, que reside próximo as vítimas e colega do filho do casal, razão pela qual sabia detalhes das vítimas e que utilizou para a prática do crime.
A equipe policial civil abordou inicialmente as pessoas em que estavam registradas as contas bancárias, mas conhecidas como “laranjas”, as quais em investigação preliminar não teriam participado do crime, até chegar a autoria delitiva e dar voz de prisão em flagrante ao suspeito.
O flagranteado concluiu todas as exigências curriculares e do internato do curso de medicina, aguardando apenas a colação de grau no Paraguai, prevista para o dia 19 deste mês, para receber o título de médico. E, ainda de acordo com as investigações, teria pagado o curso de medicina a partir dos valores recebidos na prática de extorsões de vitimas diversas.
A Polícia Civil dará continuidade as investigações deste caso, inclusive já representou pela extração de todo e conteúdo dos aparelhos celulares apreendidos com o flagranteado, o que permitirá identificar outras vítimas e elucidar outros crimes praticados pelo mesmo autor.
O crime de extorsão possui pena de 4 a 10 anos de prisão e multa. A prática reiterada do crime, porém, pode configurar continuidade delitiva (aumento de pena) ou concurso material (soma das penas), elevando significativamente o tempo total de prisão, a depender do número de vezes em que o crime foi praticado.
O flagranteado segue custodiado na carceragem da Delegacia de Cruz das Almas, aguardando audiência de custódia, ficando a disposição da Justiça Criminal.
Siga @midiafestof para ver mais 📲



