Jude Paulla, uma das amigas mais próximas de Preta Gil, usou as redes sociais neste sábado (26) para compartilhar detalhes emocionantes sobre o funeral da cantora, que faleceu na última semana, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Jude revelou que Preta deixou orientações sobre como gostaria de ser homenageada após sua morte — inclusive em vídeo.
“Logo assim que a Preta descobriu que o câncer tinha voltado, ela falava muito que ia morrer (justo, todo o medo). Um dia, em casa com ela, eu gravei o vídeo dela dizendo como queria que fosse o funeral. E ontem a gente fez tudo que ela queria”, escreveu Jude.
O velório de Preta Gil foi realizado na última sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e reuniu familiares, amigos, artistas e fãs. A cerimônia foi marcada por emoção e homenagens que refletiam a personalidade vibrante e afetiva da artista. Após o velório, um cortejo percorreu ruas do centro da cidade, em uma despedida calorosa do público carioca.
A cremação aconteceu no fim da tarde, no Cemitério e Crematório da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária. Jude destacou que, apesar de algumas limitações legais, grande parte das vontades da cantora foi respeitada.
“O que não deu pra fazer foi por questões burocráticas que levavam tempo pra resolver, mas de resto o povo fez! Esse relato daqui, com tudo isso acontecendo, foi nada mais do que ela queria e do que ela gostava: ela organizando a confusão, todo mundo misturado, música, cerveja, multidão! Nada mais Preta que isso”, completou a amiga.
Preta Gil faleceu no domingo (20), em Nova York, para onde havia viajado em busca de um novo tratamento contra o câncer no intestino, diagnosticado em 2022. Desde então, compartilhou com o público os desafios do enfrentamento da doença e recebeu apoio constante de fãs e colegas do meio artístico.
Ícone da música e da cultura brasileira, Preta Gil construiu uma trajetória pautada pela celebração da diversidade, da liberdade e da alegria. Sua morte gerou comoção em todo o país e foi seguida por uma onda de homenagens nas redes sociais. Durante toda a sexta-feira, fãs se reuniram em frente ao Theatro Municipal, cantando seus sucessos e prestando as últimas homenagens à artista que sempre celebrou a vida em sua plenitude.