MURAL DE NOTÍCIAS

Salvador Registra Primeiro Caso de Suspeita de Intoxicação por Metanol

Salvador registrou, nesta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Este caso se soma ao de Feira de Santana, que é o segundo em investigação na Bahia.

A vítima de Salvador ainda está sendo investigada pelas autoridades de saúde, mas o primeiro caso na Bahia foi de Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, que faleceu na madrugada desta sexta-feira após ser internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha.

Situação Nacional dos Casos de Intoxicação por Metanol

O Ministério da Saúde já confirmou 113 casos de intoxicação por metanol relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas até esta sexta-feira (3). Os estados de Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul são os mais recentes a notificarem casos suspeitos. Até o momento, 11 casos foram confirmados, e 102 continuam em investigação.

No total, 101 das notificações de intoxicação ocorreram no estado de São Paulo, sendo 11 confirmados e 90 sob investigação. Além disso, Pernambuco registra 6 casos em investigação, enquanto a Bahia e o Distrito Federal têm 2 casos suspeitos cada. O Paraná e o Mato Grosso do Sul possuem 1 caso em investigação.

Desses 113 casos notificados, 12 resultaram em óbitos. Um óbito já foi confirmado em São Paulo, e 11 estão em investigação, com 8 casos em São Paulo, 1 em Pernambuco, 1 na Bahia e 1 no Mato Grosso do Sul.

As notificações foram enviadas ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS) até às 16h de sexta-feira (3).

Atualização das Notificações

A partir de hoje, o Ministério da Saúde passará a atualizar as notificações sobre intoxicação por metanol, associadas ao consumo de bebidas alcoólicas, às 17h. As atualizações serão feitas após o recebimento e consolidação das notificações pelos CIEVS estaduais e pelo CIEVS Nacional.

Antídoto e Ações do Ministério da Saúde

Para combater as intoxicações causadas pelo metanol, o Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 4.300 ampolas de etanol farmacêutico, que é o antídoto para esse tipo de intoxicação. Além disso, o Ministério está comprando mais 5.000 tratamentos (150.000 ampolas) para garantir o estoque necessário ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde também solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que realize um chamamento internacional para as 10 maiores agências reguladoras de saúde de países como Argentina, México, Estados Unidos, Japão, China, Reino Unido, Canadá, Austrália, Comunidade Europeia e Suíça. Além disso, foram feitos pedidos de doação e cotações para compra de fomepizol, outro antídoto eficaz contra o metanol, com empresas e instituições da Índia, Estados Unidos e Portugal. Esse medicamento é considerado órfão, pois poucos países o produzem.

Em paralelo, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi formalmente solicitada para a doação imediata de 100 tratamentos com fomepizol, além de uma intenção de adquirir mais 1.000 unidades por meio do Fundo Estratégico da OPAS, ampliando assim o estoque nacional.

Orientações e Medidas de Vigilância

Na quarta-feira (1º), o Ministério da Saúde orientou que estados e municípios notifiquem imediatamente todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol. A medida visa fortalecer a vigilância epidemiológica e assegurar uma resposta rápida e eficiente a possíveis novas ocorrências.

Além disso, foi instalada uma Sala de Situação para o monitoramento dos casos de intoxicação. Esta estrutura, de caráter extraordinário, permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário e a necessidade de uma resposta nacional contínua.

📲 Acompanhe tudo sobre o universo da música, televisão e celebridades no @midiafestof!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *