Cinco pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas foram mortas nesta quinta-feira (6) durante uma troca de tiros com a polícia em Caraíva, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O confronto ocorreu durante a “Operação Vértice I”, deflagrada pelas polícias Federal, Civil e Militar.
A ação tinha como objetivo cumprir mandados judiciais contra suspeitos apontados como integrantes de uma facção criminosa associada ao Rio de Janeiro. Diversos armamentos foram apreendidos, mas o número de mandados cumpridos não foi divulgado.
Inicialmente, a Polícia Federal informou que os cinco suspeitos foram baleados após reagirem às abordagens e chegaram a ser socorridos, mas nenhum deles resistiu aos ferimentos.
Crimes investigados
Segundo a Polícia Federal, os alvos da operação são investigados pelos crimes de:
Homicídio;
Tráfico de armas;
Tráfico de drogas;
Lavagem de dinheiro;
Corrupção de menores.
Ainda de acordo com as investigações, a facção vinha espalhando terror entre moradores e turistas por meio de vídeos divulgados nas redes sociais. Nas gravações, os criminosos exibiam armas de grosso calibre e enviavam mensagens de intimidação a comerciantes locais.
Armamento apreendido
O delegado da Polícia Federal em Porto Seguro, Diego Gordilho, destacou que os materiais apreendidos chamaram a atenção dos agentes por se tratarem de “armamentos de guerra”.
“Chamou a atenção das equipes o fato de esses indivíduos possuírem artefatos de guerra, como granadas e roupas camufladas. São táticas que se assemelham às de organizações criminosas de outros estados”, afirmou o delegado.
Durante a operação, foram apreendidos com os suspeitos:
2 fuzis;
1 submetralhadora;
2 pistolas;
1 granada;
Drogas;
Munições;
Rádios comunicadores;
Cadernos com anotações sobre o comércio ilícito de drogas;
1 balança de precisão.
📲 Siga @midiafestof e fique por dentro dos principais acontecimentos da Bahia, do Brasil e do 🌍 mundo!



