O município de Cruz das Almas, localizado no Recôncavo da Bahia, foi o escolhido para a gravação do DVD comemorativo dos 25 anos de história da Banda Fulô de Mandacaru, único grupo de forró a ter vencido um reality show musical promovido pela TV Globo. A cidade, que é um dos principais destinos de festas juninas do Brasil e tem uma paixão pelo principal ritmo nordestino, vai sediar o evento no dia 13 de junho, data marcante, pois é o Dia Nacional do Forró e aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura local e da Crown Produções, além de outros parceiros.
Armandinho do Acordeon, um dos líderes da banda, ressalta a importância de gravar o projeto em Cruz das Almas. “A Bahia é o nosso principal mercado no São João e Cruz é um destino de grande visibilidade. Já gravamos outros audiovisuais como o DVD Somos Todos Fulô de Madacaru, gravado em Caruaru, o Fulô In Concert, gravado em Recife, num teatro com uma orquestra, o Fulô Summer no litoral alagoano, dentre outros. Agora, vamos fazer algo diferente, numa praça localizada numa cidade que respira forró o ano inteiro”, resumiu.
Ele também ressalta as novas parcerias do grupo para a expansão do trabalho na Boa Terra. “Já temos um trabalho consolidado na Bahia e agora vamos ampliar o nosso alcance, com a ajuda do amigo Netto Sandes, da Crown Produções, entrando em novas cidades como Cruz das Almas e ocupando novos espaços”, avalia Armandinho.
O prefeito Ednaldo Ribeiro pontua que a gravação audiovisual da banda Fulô do Mandacaru em Cruz das Almas reforça o compromisso com a valorização da cultura nordestina e do forró raiz. “Realizar esse projeto no espaço onde acontece o nosso São João demonstra a capacidade da nossa gestão em planejar a cidade com visão de futuro. Agradecemos à banda por escolher Cruz para comemorar seus 25 anos de carreira e estamos felizes em apoiar iniciativas que ampliam e promovem a cultura junina em nossa cidade”, explicou.
Para Pingo Barros, vocalista do grupo, a gravação de um projeto como este na Bahia estreita a relação entre a Fulô de Mandacaru e o público baiano, que consome bastante o conteúdo forrozeiro. O Estado, além de responsável por um grande volume de shows da banda, é também a origem de boa parte da audiência fulozeira nas plataformas de streaming.
Um grande diferencial da Banda Fulô de Mandacaru são as parcerias e projetos desenvolvidos ao longo dos anos. Quanto às parcerias, eles desenvolvem um trabalho educativo e cultural em Escolas, Hospitais, Presídios, dentre outros locais, com o objetivo de conscientização e socialização da Cultura Popular para pessoas que não conseguem ter acesso ao nosso bem cultural.
Linha do tempo
A Banda Fulô de Mandacaru surgiu em 2001, em Caruaru, formada pelos irmãos Pingo Barros e Armandinho do Acordeon, ainda crianças, e por um primo que já deixou o grupo. Ganhou destaque em 2004 ao subir ao palco principal do São João de Caruaru, impulsionando apresentações por todo o Nordeste. Nesse mesmo ano, Tiago Murié ingressou na banda. A partir de 2005, iniciaram turnês internacionais, passando por países como França, Portugal, Bélgica, Alemanha e Suíça.
Em 2016 alcançaram reconhecimento nacional ao vencer o programa SUPERSTAR da TV Globo, lançando o DVD “Somos Todos Fulô de Mandacaru” com grande repercussão. Entre seus projetos, destaca-se o Mandacaru Elétrico, que arrasta multidões em eventos como o Galo da Madrugada e o Carnaval de Salvador. Com o projeto internacional In Concert, a banda ampliou fronteiras musicais e contou com participações de artistas renomados.
Em 2020 lançaram o DVD Fulô de Mandacaru Summer, com cenário no litoral nordestino e repertório inovador. Os integrantes possuem formação acadêmica em áreas como Educação, Letras e Direito, o que contribui para uma proposta artística diferenciada. Em 2023 apresentaram o DVD “Forró Eletrizante”, consolidando um estilo próprio que combina tradição, inovação e múltiplas influências do forró.



