Notícias

Cruz das Almas: Crispim Batista Lopes Neto é homenageado com Comenda Zumbi dos Palmares

Crispim Batista Lopes Neto foi o homenageado do Vereador Paulinho Policial (PSD) com a Comenda Zumbi dos Palmares. A honraria faz parte das atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, com o propósito de reverenciar a origem africana do povo brasileiro e conclamar a todos na luta contra qualquer manifestação de intolerância e discriminação racial.

Crispim Batista Lopes Neto é natural de São Paulo, nascido em 14 de agosto de 1967, filho de Edson Batista Lopes e Helena Batista Lopes, casado com Eliana Santana Sales, tem três filhos, Maiane Araújo Lopes e Júlio César Araújo Lopes, fruto do primeiro casamento e Pedro Henrique Santana Lopes, oriundo do casamento atual.

Formação pessoal e profissional:

1986 – Conclusão do ensino médio – Técnico em Agropecuária, pelo CEAT (Colégio Estadual Alberto Torres); 1991 – Ingressou no CFAP ( Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças); 1992 – Conclusão do Curso de Formação de Sargentos Combate; 2006 – Conclusão do curso de Engenharia Agronômica Engenheiro, formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia); 2009 – Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos; 2010 – Ingressou na Ordem Maçônica, na loja Progresso e Justiça no município de Castro Alves;
2010 – Promovido a Graduação de Sub Tenente da PM; 2010 – Pós Graduado em Gestão Ambiental pelo ICLA (Instituto de Conhecimento Latino Americano); 2018 – Ingressou na APM (Academia da Polícia Militar); 2019 – Conclusão do CFOA, (Curso de Oficiais da Administração); 2019 – Retornou a 27ª CIPM como Aspirante a Oficial; 2019 – Promovido ao posto de 1⁰ Tenente da Polícia Militar da Bahia.

Crispim começou a trabalhar muito cedo, desde os 10 anos de idade acompanhava seu pai nos trabalhos de pintura, conciliando com os estudos e outras atividades, como a prática do escotismo, no Grupo de Escoteiros General Edgard da Cruz Cordeiro, o qual participou ativamente por cerca de 10 anos da escola de música da Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense. No ano de 1992, após a conclusão do Curso de Sargentos, passou a trabalhar na sede da antiga 5ª Companhia de Polícia Militar sediada neste município.

No ano de 2000 foi designado para comandar o Destacamento Policial Militar da cidade de Governador Mangabeira, no mesmo ano foi convidado para comandar o Destacamento Policial Militar de Conceição do Almeida, onde exerceu o comando por cerca de 6 anos, em seguida foi designado para ser o Sub Comandante do 5⁰ Pelotão na cidade de Castro Alves, assumindo após um tempo a função de comandante do Pelotão, permanecendo por quase 5 anos, período em que foi promovido a Sub Tenente e foi designado para comandar o 4⁰ Pelotão da PM em Maragogipe, onde ficou por cerca de 5 anos, foi Sub Comandante do 1⁰ Pelotão sediado neste município, em seguida fui designado para comandar o Policiamento Rural na cidade de Cachoeira.

Em 2018 no retorno a 27ª CIPM foi designado para Comandar o 3⁰ Pelotão, sediado na cidade de Muritiba, no mesmo ano foi promovido a 1⁰ Tenente da PM. Durante essa trajetória obteve o reconhecimento dos vários Comandantes que passaram pela antiga 5ª Cia e da 27ª CIPM, bem como dos pares e subordinados, sendo várias vezes agraciado com o título de policial padrão, contudo o mais importante é o reconhecimento das pessoas, por todos os locais que teve a honra e o prazer de servir.

Por fim, em dezembro de 2020, após 30 anos de efetivo serviço, foi transferido para a reserva remunerada, como assim é chamada a aposentadoria militar.

Assessoria Parlamentar

DESTAQUE

CONTADOR DE ACESSOS

contador gratuito de visitas

FACEBOOK

PUBLICIDADE