MURAL DE NOTÍCIAS

Artista plástico tem cirurgia cancelada 5 vezes em um mês por falta de anestesista na BA; paciente corre risco de ficar paraplégico

O artista plástico Gabriel Lopes Pontes, de 57 anos, está internado há um mês, no Hospital Geral Roberto Santos, um dos maiores de Salvador, e teve uma cirurgia cancelada cinco vezes por falta de anestesista, segundo a família. O paciente caiu e fraturou a coluna.

“A cirurgia é sempre cancelada no dia, com o paciente arrumado, em jejum. Eles informam que não tem anestesia para aquele dia, para atender”, contou a parente de Gabriel Pontes, Meyre Rodrigues.

Segundo Meyre Rodrigues, existem apenas três anestesistas no hospital e os funcionários priorizam os atendimentos de emergência.

“Eles só marcam a cirurgia uma vez na semana. O paciente fica a semana inteira na expectativa, com o psicológico extremamente abalado”, afirmou.

“Ele já disse que não tem mais esperança, que não tem mais motivos para viver. É um dano físico, porque ele corre risco de paraplegia e psicológico para todos os familiares de pacientes que estão nessa situação.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) disse, em nota, que soube do cancelamento de cirurgias no Hospital Roberto Santos e enviou ofício à diretoria técnica da unidade. Agora aguarda informações para adotar providências.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) foi procurada, mas não respondeu sobre caso até a última atualização desta reportagem.

(G1)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *