Morreu na manhã desta quarta-feira (13), o ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, aos 70 anos, após sofrer um infarto na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
De acordo com informações, Luiz Alberto passou mal durante a madrugada e foi levado para uma unidade de saúde da cidade, mas não resistiu.
Natural do quilombola Baixa do Guaí, em Maragogipe, Luiz Alberto foi deputado federal por cinco mandatos pelo PT-BA, entre 1997 e 2015. Ultimamente, ele ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo da Bahia.
Movimento negro
Luiz Alberto atuou como uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil.
Ele ocupou ainda o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia e integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.
Em novembro, Luiz Alberto foi lançado como pré-candidato à prefeitura de Maragogipe, no Recôncavo da Bahia. No evento de anúncio, ele disse que estava “à disposição do partido”, destacando que a liderança será do governador Jerônimo Rodrigues, “que acompanhará de perto as eleições no município e em toda a região do Recôncavo”.
Ainda na ocasião, ele reforçou que desejava retomar as atividades na indústria naval no Recôncavo, o que inclui a reativação do estaleiro Enseada Paraguaçu, situado no distrito de São Roque, em Maragogipe.