MURAL DE NOTÍCIAS

Enem 2024 teve apenas 12 redações nota mil, menor número da história

Apenas 12 estudantes conseguiram atingir a nota máxima na redação do Enem 2024, marcando o menor número já registrado na história do exame. Em 2023, 60 participantes alcançaram a pontuação máxima. O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Dos 12 alunos com nota mil, somente um é da rede pública de ensino, vindo de Minas Gerais; os demais estudaram em escolas particulares.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o Inep, responsável pela prova, analisará os resultados. “Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise”, declarou durante coletiva nesta segunda-feira (13).

A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos: domínio da norma culta do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, organização e coesão textual, e apresentação de uma proposta de intervenção.

O exame contou com mais de 4,32 milhões de inscritos, um aumento de 9,95% em relação a 2023. Apesar do crescimento, a nota média geral aumentou apenas ligeiramente, de 543 para 546 pontos. “Quando há ampliação de participantes, a tendência é que a média caia, então esse aumento, ainda que pequeno, é muito positivo”, comentou o ministro.

Apesar do aumento na média geral, houve queda de desempenho em áreas como matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira e estão disponíveis na página do participante, acessada com login e senha. Com as notas, os candidatos podem disputar vagas em universidades públicas pelo Sisu, bolsas de estudo pelo Prouni, ou financiamento pelo Fies para cursos em instituições particulares.

As inscrições para o Sisu 2025 começam na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, os participantes podem selecionar até duas opções de curso para concorrer às vagas.

@midiafestof

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *