Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua performance no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), após ser adiado duas vezes devido aos incêndios em Los Angeles.
Torres é a segunda brasileira a ser indicada na categoria, sendo a primeira sua mãe, Fernanda Montenegro, que competiu com o filme Central do Brasil, também dirigido por Salles. Contudo, quem levou o prêmio naquela cerimônia de 1999 foi Gwyneth Paltrow, por sua atuação em Shakespeare Apaixonado.
A atuação de Torres também lhe garantiu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, mas ela não foi indicada ao SAG Awards, prêmio do Sindicato dos Atores, que muitas vezes serve como um termômetro para o Oscar. O mesmo ocorreu com sua mãe, em 1999.
A revista americana Variety, especializada em cinema, já havia destacado a performance de Torres como uma das favoritas da temporada, ao lado de nomes como Demi Moore e Cynthia Erivo, de Wicked.
Ainda Estou Aqui é a produção nacional com a maior bilheteira desde a pandemia, arrecadando mais de R$ 73 milhões desde sua estreia, em novembro, e atraindo mais de 3,3 milhões de espectadores.
A 97ª cerimônia do Oscar acontecerá no dia 2 de março, a partir das 21h, com transmissão ao vivo pelo canal TNT e streaming Max.
@midiafestof