MURAL DE NOTÍCIAS

Prefeitura de Santo Amaro derruba árvore sagrada para o povo de santo durante demolição de barraca

A Secretaria de Serviços Públicos e Ordem Pública de Santo Amaro, localizada no recôncavo baiano, derrubou uma árvore sagrada para o povo de santo durante a demolição de uma barraca de acarajé, em um incidente ocorrido na última quarta-feira (22). O fato gerou indignação e foi denunciado à Polícia Civil como intolerância religiosa.

A barraca pertencia ao Terreiro Ilê Axé Omorodé Loni Omorodé Oluayé, e a árvore derrubada era consagrada a um orixá há 26 anos. O episódio revoltou membros de religiões de matrizes africanas, principalmente por ocorrer em Santo Amaro, cidade que é referência nacional pela realização do Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, tradição que celebra o fim da escravidão de negros africanos.

De acordo com informações apuradas pela TV Bahia, técnicos da Secretaria Municipal realizaram a demolição para cumprir uma determinação judicial, que indicava que a barraca havia sido instalada de forma irregular em uma área pública. Os responsáveis pela barraca haviam sido notificados em fevereiro de 2024. No entanto, durante o processo, os funcionários da prefeitura acabaram derrubando também a árvore sagrada com um trator, apesar de as lideranças do terreiro terem alertado que a árvore não estava incluída na ordem de demolição.

Em resposta, os responsáveis pelo terreiro denunciaram o caso à delegacia de Santo Amaro, alegando intolerância religiosa. A Polícia Civil foi acionada e a reportagem da TV Bahia aguarda um retorno sobre as investigações.

Em nota, a Prefeitura de Santo Amaro reconheceu o erro e afirmou que a árvore não constava na notificação de demolição. A gestão municipal ressaltou que repudia qualquer forma de intolerância religiosa e informou que está apurando os fatos com rigor para tomar as medidas cabíveis.

@midiafestof

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *