O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 após um problema técnico que impediu o envio da lista de aprovados às universidades públicas.
Originalmente, o período de matrícula estava previsto para ocorrer entre 27 e 31 de janeiro, mas agora os candidatos terão até o dia 3 de fevereiro para realizar o procedimento. A decisão será formalizada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28).
Pelo menos oito instituições de ensino, como a UFRJ, UFRGS, UFPB, UFPel, Unirio, UFS, UEPB e o IFSC, anunciaram a suspensão temporária do calendário de matrículas. As universidades informaram que aguardam o envio da lista oficial de aprovados pelo MEC para iniciar o processo.
Esse é o segundo problema registrado no Sisu deste ano. A divulgação da lista de aprovados, inicialmente programada para o domingo (26), só ocorreu na manhã de segunda-feira (27). No entanto, as universidades ainda não receberam a versão específica do documento necessária para dar início às matrículas.
Até o momento, o MEC, sob a gestão de Camilo Santana, não apresentou explicações para o atraso.
O Sisu é a principal forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior no Brasil, permitindo que candidatos que realizaram o Enem 2024, com nota maior que zero na redação, concorram a vagas em cursos de graduação em todo o país.
@midiafestof