Vivendo nos Estados Unidos, a atriz Nivea Stelmann, 50, compartilhou suas impressões sobre o que tem enfrentado no país. Ela revelou que, ao contrário do que muitos imaginam, a experiência de viver lá não é tão simples, especialmente para quem vem de fora. Nivea mora nos EUA com o marido e dois filhos e se mostrou preocupada com o tratamento dado aos imigrantes.
“Acham que por estar morando nos Estados Unidos minha vida é fácil. Mas as pessoas esquecem que temos uma ligação emocional muito forte com o Brasil. Sou brasileira antes de ser americana. Conquistei esse direito, mas meu coração é 100% brasileiro”, explicou.
A atriz não poupou críticas à atitude de alguns americanos em relação aos imigrantes. “A realidade é que existe xenofobia, sim. Não estou dizendo que todos são assim, porque existem muitos americanos de bom coração, mas tem uma grande maioria que é muito soberba”, afirmou Nivea. Ela ainda destacou que o preconceito pode ser visível até em situações cotidianas, como em consultas médicas. “Se você fala inglês com sotaque, já percebem o distanciamento. Eles até pedem para você colocar sua raça, como se isso fosse relevante”, contou.
Nivea também criticou a postura do ex-presidente Donald Trump e a política imigratória. “Estou apavorada. Muitos estão indo embora com medo ou se afastando para o interior. Eles focam nas grandes cidades, onde há mais brasileiros, mexicanos, bolivianos e colombianos. Parece que querem que o povo se afaste e vá embora. Sinto que tudo pode mudar a qualquer momento”, disse, expressando preocupação com a situação dos imigrantes no país.
@midiafestof