MURAL DE NOTÍCIAS

Pesquisa Genial/Quaest: Lula venceria todos os candidatos da oposição se eleição fosse hoje

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta segunda-feira (3) mostra que, apesar da alta na reprovação ao governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os candidatos da oposição caso a eleição fosse realizada hoje. A pesquisa simula quatro cenários de primeiro turno e seis de segundo turno, em todos os quais Lula aparece à frente.

O levantamento, que é uma continuação da pesquisa divulgada na semana passada, revela que pela primeira vez a reprovação ao governo superou a aprovação. Foram entrevistados presencialmente 4.500 brasileiros, com 16 anos ou mais, entre os dias 23 e 26 de janeiro. O período já reflete as recentes mudanças na comunicação do governo, comandadas por Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Nos seis cenários de segundo turno simulados, Lula apresenta mais de 40% das intenções de voto. A menor diferença é registrada em uma possível disputa contra o cantor sertanejo Gusttavo Lima, onde o presidente teria 41% dos votos, enquanto Gusttavo Lima ficaria com 35%. O maior favoritismo de Lula ocorre no cenário com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), onde o presidente teria 45% contra 26%.

Em outros cenários, como contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o empresário Pablo Marçal (PRTB), Lula abriria 10 pontos de vantagem, com 44% contra 34% para ambos os adversários. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a diferença a favor de Lula seria de nove pontos: 43% contra 34%. Já na simulação com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula teria 45% das intenções de voto, contra 28% para Zema.

A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto porcentual. Nos cenários de primeiro turno, que incluem a presença de Ciro Gomes (PDT), a liderança de Lula varia entre 28% e 33% das intenções de voto. No cenário sem Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro, Lula lidera com 33%, mas com a inclusão de Gusttavo Lima, Pablo Marçal e Eduardo Bolsonaro, a vantagem diminui para 28%.

Na pesquisa espontânea, 78% dos entrevistados se declararam indecisos. Apenas três nomes foram mencionados: Lula, que apareceu com 9% das intenções de voto, empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e Gusttavo Lima, com 1%.

A pesquisa também apurou os índices de rejeição dos candidatos. A rejeição a Lula é de 49% entre os eleitores que o conhecem, enquanto a rejeição a Bolsonaro é maior, alcançando 53%. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o mais rejeitado, com 56% dos eleitores afirmando que não votariam nele, seguido por Eduardo Bolsonaro, com 55%.

@midiafestof

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *