MURAL DE NOTÍCIAS

Com vaias a Claudia Leitte, Carnaval de Salvador começa com celebração aos 40 anos da Axé Music

Com foguetório, chuva e ao som de “O Guarani”, de Carlos Gomes, Carlinhos Brown deu o pontapé inicial do Carnaval de Salvador no circuito Osmar, no Campo Grande. A festa começou com energia e emoção, celebrando as raízes da Axé Music, gênero que marcou a música brasileira nos últimos 40 anos.

Em seguida, a cantora Margareth Menezes, ministra da Cultura, juntou-se ao cantor Lazinho e cantou “Faraó”, o hino carnavalesco de Salvador. Juntos, comandaram o público, que não parava de entoar o tradicional “ê, Faraó”, acompanhados pelas batidas de percussão e pela força dos blocos afro e afoxés, como Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô.

O tema deste ano do Carnaval é a celebração dos 40 anos da Axé Music, e a abertura trouxe uma coletânea de sucessos inesquecíveis do gênero, com a participação de grandes nomes. “Estou emocionada, é uma alegria estar aqui com vocês”, disse Daniela Mercury, que cantou seu clássico “O Canto da Cidade”, sucesso que conquistou o Brasil em 1992. A cantora lembrou ainda que foi o movimento dos blocos afro que levou o axé para o mundo, e prestou homenagem a Neguinho do Samba (1954-2009), grande ícone do ritmo.

No entanto, o momento de maior tensão ocorreu quando Carlinhos Brown anunciou que chamaria Claudia Leitte ao palco. O público, aparentemente não muito receptivo à presença da cantora, começou a vaiar antes mesmo de seu nome ser revelado. Mas, quando ela começou a cantar, o clima foi se amenizando e, com sua performance vibrante, Claudia conseguiu conquistar os foliões, que terminaram sua participação cantando juntos.

Ao encerrar sua apresentação, Claudia Leitte fez um pedido de paz e reforçou: “A música é o que a gente faz de melhor”. Porém, foi ao fim de sua performance que Brown fez questão de destacar a importância da favela, com uma mensagem de respeito àqueles que vêm de lá. Logo após, ele apresentou Márcio Victor, que, em sua entrada, deu uma indireta à cantora: “Quem acredita em Deus e nos Orixás, levante a mão”, declarou ele, antes de começar sua apresentação.

A tensão envolvendo Claudia Leitte se intensificou recentemente, quando ela foi criticada por alterar a letra da música “Caranguejo”, substituindo o verso “Saudando a rainha Iemanjá” por “Só louvo meu rei Yeshua”, o que gerou polêmica entre adeptos das religiões de matrizes africanas.

Apesar das vaias iniciais, a noite seguiu com muita música, alegria e celebração, marcando o início de um dos maiores carnavais do mundo.

@midiafestof

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *