A rainha do Axé Music, Daniela Mercury, comandou o seu trio e puxou a pipoca no circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador, na tarde desta terça-feira (4). Durante sua apresentação, a cantora fez uma homenagem ao ritmo do Pagodão, que é extremamente popular nas ruas de Salvador.
“Hoje, homenageio os 40 anos do Axé saudando o filho dele, o pagodão baiano. Essa é a renovação desse movimento tão importante e sagrado para a música baiana e brasileira. Salve a cultura popular! Salve a periferia de Salvador! Salve as favelas do Brasil!”, explicou Daniela em suas redes sociais.
No entanto, o desentendimento com o cantor Tony Salles, ocorrido no início do circuito Dodô (Barra-Ondina) na segunda-feira (3), ainda gerava repercussões. Antes da apresentação de Daniela Mercury, sua assessoria distribuiu camisas com frases que remetiam às discussões entre eles.
Uma das camisas trazia a frase “‘Rexpeita’ a pipoca da Rainha, sou fã de Daniela Mercury”. Outra estampa continha os dizeres “Abre, fecha”, “Eu não sou metida, eu sou Daniela Mercury” e “Me respeite que eu não sou moleque”, mencionando diretamente a discussão do dia anterior com Tony Salles.
No trio, antes de cantar “O Canto Dessa Cidade”, Daniela aproveitou para reforçar sua mensagem. “O canto da cidade é de todas as mulheres”, declarou, fazendo uma homenagem às mulheres baianas. Sua convidada especial foi a cantora Aila Menezes, considerada uma das líderes do Pagodão feminino.
“Com Aila aqui, a gente homenageia as mulheres”, disse Daniela, que também aproveitou para apresentar a nova canção “Axé, Salvador”, composta ao lado de Aila e outros nove compositores. A cantora ainda fez questão de destacar que Aila também vem do subúrbio de Salvador, numa clara referência à discussão com Tony Salles.
Ao longo da apresentação, Daniela não poupou críticas a Tony Salles. “Basta de violência contra as mulheres. A gente tá numa epidemia de violência contra as mulheres. Então a gente tem que se impor, sim! Porque tudo é machismo, chega achando que pode passar. Não pode passar, não, bicho, eu tava na frente, me respeite!”, afirmou, visivelmente emocionada.
Mais tarde, quando o trio de Leo Santana se aproximou, Daniela aproveitou para alfinetar novamente Tony Salles: “Ele [Tony Salles] atrasou de novo hoje, e Leo passou na frente. Aí, ó”, disse, provocando risadas da multidão.
“Ah, eu tenho que tirar sarro, né, bicho? É Carnaval…”, continuou Daniela. “Eu não posso nem me divertir?”, questionou, deixando claro que, apesar das tensões, estava ali para se divertir e manter o clima festivo.
@midiafestof