MURAL DE NOTÍCIAS

Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’ ficará com o diretor Walter Salles, afirma produtor

Diferentemente do que circulou nas redes sociais, o troféu que “Ainda Estou Aqui” ganhou no Oscar, ao vencer a categoria de melhor filme internacional, ficará, sim, com Walter Salles, o diretor do filme, afirmou à Folha Rodrigo Teixeira, um dos produtores da obra.

Teixeira contou que enviou um e-mail para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, para esclarecer a dúvida. “A resposta deles é que o Brasil é creditado como indicado, o nome do diretor será listado na estatueta, e a estatueta fica com o diretor em nome de toda a equipe criativa do filme.”

O produtor também questionou à Academia sobre a possibilidade de fazer réplicas do troféu para distribuir à equipe. “Vamos ver se pode. A Academia ainda não me respondeu. Se tiver réplica, quem tem direito são os produtores. A produção, aliás, não precisa declarar a estatueta à Receita Federal, pois prêmios são isentos de imposto, segundo a legislação brasileira.”

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Cultura, que confirmou as informações de Teixeira. A pasta afirmou desconhecer uma suposta regra de que a estatueta teria de ficar com o governo e explicou que, “caso ela ficasse com o governo federal, os vencedores do Oscar seriam consultados sobre a destinação desejada”.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o troféu ficar na casa onde o filme foi gravado, que a Prefeitura do Rio de Janeiro prometeu comprar para transformar em um centro cultural, Teixeira afirmou que “isso não é a realidade”. “O Oscar é do diretor”, completou.

Este é o segundo filme de Teixeira a receber um Oscar, após “Me Chame pelo Seu Nome”, que levou o troféu de melhor roteiro adaptado em 2017.

@midiafestof

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *