MURAL DE NOTÍCIAS

Yasmin Brunet fala sobre diagnóstico de Lipedema após BBB

Yasmin Brunet, aos 36 anos, abriu o coração sobre o diagnóstico de lipedema, uma condição frequentemente confundida com celulite. A modelo participou de uma entrevista no Fantástico no último domingo (9) e revelou como descobriu a doença, que afeta principalmente as mulheres. O programa exibiu um especial sobre a condição, trazendo à tona as dificuldades enfrentadas por quem lida com ela.

Brunet compartilhou que, ao sair do Big Brother Brasil 24, foi diagnosticada com lipedema, que ela pensava ser apenas retenção de líquidos. “Fazia muita massagem, mas doía demais e me deixava roxa”, contou a modelo.

O lipedema é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo anormal e doloroso de gordura, especialmente nas pernas e, em alguns casos, nos braços. Ao contrário do que muitos pensam, a condição não tem relação com obesidade, mas com alterações no sistema linfático e vascular.

Yasmin também relembrou o desconforto que sentia durante sua participação no BBB, quando tentou esconder os inchaços provocados pela doença. “Um dos motivos que eu não queria ir [para o BBB] era porque eles perceberiam que eu morria de vergonha, e de fato, viram. E foi um alívio, porque arrancaram um band-aid de algo que tentei esconder por tanto tempo, e estava lá exposto, não tinha mais o que fazer”, explicou.

A modelo revelou que, após o diagnóstico, iniciou uma dieta e rotina de exercícios focados e conseguiu perder 15kg. “Meu lipedema afeta principalmente do joelho para baixo, mas também um pouco na coxa. Eu estava super inflamada. No BBB, engordei muito. Já entrei um pouco ‘acima do peso’ porque estava inflamada, e lá engordei mais ainda. Nunca estive tão inflamada na minha vida. Sentia muita dor e sempre pedia remédio para a produção. Até então, eu não sabia que tinha lipedema. Achava que era problema de circulação”, contou ao jornal O Globo.

Antes do diagnóstico, Yasmin procurou diversos especialistas, como angiologistas e vasculares, e foi diagnosticada com edema linfático, uma condição que também provoca inchaço. No entanto, o tratamento com diuréticos e massagens não surtiu efeito. “Eu nunca melhorava. Não fazia massagem porque, quando tocavam minha perna, eu gritava de dor. A sensação de estar inflamada com lipedema é como tocar em uma ferida aberta. Não suportava o toque”, desabafou.

Além disso, ela explicou como o lipedema, especialmente em sua forma mais grave, pode afetar o cotidiano. “Quando o lipedema está muito inflamado, como acontecia comigo no BBB, você não consegue ficar em pé, andar, nem se movimentar direito. Sente peso, dor, desconforto e perde mobilidade. Não consegue correr, ficar muito tempo em pé ou sentado porque tudo dói. É um desconforto constante”, disse.

O depoimento de Yasmin Brunet não apenas trouxe à tona os desafios enfrentados por quem sofre com o lipedema, mas também contribuiu para a conscientização sobre a doença, muitas vezes invisível para a sociedade.

@midiafestof

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *