MURAL DE NOTÍCIAS

PF apura desvio de máquinas agrícolas do Dnocs no governo Bolsonaro

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) uma operação para investigar o desvio de máquinas e implementos agrícolas do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) na Bahia. A apuração foca em doações de equipamentos realizadas entre 2019 e 2021, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Naquele período, o Dnocs na Bahia era comandado pelo advogado Lucas Lobão, que, no ano passado, foi um dos alvos da operação Overclean, que investiga desvios de recursos de emendas parlamentares e atingiu membros da cúpula do União Brasil.

O Dnocs foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre a operação.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação apura a existência de um esquema de desvio de equipamentos envolvendo servidores do Dnocs. Máquinas e implementos que deveriam ser destinados a associações ligadas à agricultura familiar foram vendidos ou desviados para terceiros não envolvidos com as entidades. As investigações indicaram que documentos em nome das associações foram falsificados — sem o conhecimento dos representantes — e que os equipamentos foram desviados em favor de pessoas alheias ao quadro associativo.

A PF revelou que a falta de fiscalização do Dnocs sobre o uso dos equipamentos facilitou o acobertamento dos desvios praticados. Parte dos itens desviados foi recuperada no decorrer das investigações, que continuam para coletar mais provas sobre o esquema e recuperar todos os bens.

A operação Metafanismo contou com a participação de 35 policiais federais, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Simões Filho e América Dourada.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Siga nosso Instagram [@midiafestof]

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *