Dois tremores de terra foram registrados na cidade de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, em menos de 24 horas, na terça-feira (11) e nesta quarta-feira (12). A informação foi divulgada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN).
O primeiro abalo ocorreu às 23h33 de terça-feira, com magnitude preliminar de 1.9. Já nesta quarta-feira, o tremor foi registrado por volta das 5h30, com magnitude de 2.2.
De acordo com relatos da população local, foi possível sentir os tremores em ambos os momentos. Felizmente, não há registro de feridos ou danos materiais.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando a atividade sísmica e continua divulgando informações sobre os abalos que ocorrem no Nordeste brasileiro.
Dicas de segurança
O LABSIS também divulgou orientações sobre como agir durante um abalo sísmico. Confira abaixo as recomendações:
- Durante o tremor: procure se proteger sob uma mesa resistente ou uma mesa robusta. Se possível, use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que possam cair.
- Após o tremor: verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as, incluindo fornos a gás.
- Mantenha a calma: evite o contato com objetos caídos ou quebrados e permaneça dentro de casa para evitar riscos com a queda de objetos, como placas na frente de prédios, se possível.
- Evacuação: se necessário, abra uma porta ou janela para facilitar a saída, tomando cuidado, pois elas podem estar emperradas.
- Ao ar livre: se estiver fora de casa, afaste-se de paredes, portões ou objetos que possam cair.
- Em caso de incêndio ou tsunami: siga para áreas de evacuação designadas ou busque terrenos mais altos se estiver perto da costa.
- Obtenha informações: siga sempre as orientações das autoridades e fontes confiáveis.
- Evacuação: se precisar sair, desligue o disjuntor e a rede de gás de sua residência, se o tempo permitir.
Estas medidas podem ajudar a garantir sua segurança em caso de novos tremores.
Siga nosso Instagram [@midiafestof]