A renomada atriz Fernanda Montenegro, aos 95 anos, anunciou o fim de sua carreira artística na última quarta-feira, durante a pré-estreia do filme Vitória, no qual é a protagonista.
Em uma entrevista ao Canal Brasil, Fernanda, que é considerada um dos maiores nomes da atuação brasileira, revelou que seus últimos projetos foram realizados ao lado de familiares. “Quis o acaso – e o acaso sempre tem a última palavra, como diz Simone de Beauvoir – que o último drama que faço seja com o meu genro [o cineasta Andrucha Waddington, casado com sua filha, Fernanda Torres], e a última comédia seja com o meu filho [‘Velhos Bandidos’, dirigido por Cláudio Torres]”, contou a atriz, que compartilhou a emoção de trabalhar com a família.
Na pré-estreia de Vitória, Fernanda também refletiu sobre os desafios de continuar atuando aos 95 anos. “Na idade em que estou, posso até continuar fazendo minhas leituras no palco, como sempre fiz. Já faço isso há muito tempo, mas o cinema exige mais físico, mais fôlego. É um momento muito especial”, disse, ressaltando a exigência de energia para o trabalho nas telas.
Sobre Vitória, que chega às salas de cinema portuguesas nesta quinta-feira, a atriz destacou sua personagem, uma mulher que “viveu de forma tão corajosa e nada demagógica”. “O acaso nos reuniu aqui, neste palco onde já estive algumas vezes. O que posso dizer? Deus tarda, mas não falha”, completou Fernanda, com sua sabedoria e humor característicos.
Com sua trajetória de mais de 70 anos de carreira, Fernanda Montenegro deixa um legado imenso para o teatro, cinema e televisão, sendo reconhecida tanto no Brasil quanto no exterior.
@midiafestof