Assim como as meias de lurex de Júlia Matos (Sônia Braga) em Dancin’ Days (1978), a blusa ciganinha de Babalu (Letícia Spiller) em Quatro por Quatro (1994), ou as bolsas Michael Kors de Carminha em Avenida Brasil (2012), os figurinos das novelas têm um poder enorme de influenciar a moda e o imaginário popular. A forma como as roupas de personagens como Guta (Julia Dalavia) em Pantanal (2022) entram para a memória coletiva ilustra o impacto dessas produções nas ruas, transformando tendências com rapidez.
Com Vale Tudo, Marie Salles, uma figurinista com vasta experiência e passagens por novelas como A Favorita (2008) e Viver a Vida (2009), se propõe a repetir o fenômeno. Em entrevista, ela compartilhou que o maior desafio é fazer tudo “perfeito”, mas a figurinista está confiante de que o trabalho será impecável. Para Vale Tudo, ela tem se dedicado a criar um figurino contemporâneo, com detalhes de fan service como os laços de cabelo de Solange (Alice Wegmann) e o broche de Odete Roitman (Debora Bloch), que ajudam a caracterizar os personagens e, claro, podem virar tendência.
Marie destaca que Odete, uma das vilãs mais esperadas da novela, vai brilhar com grifes como Giorgio Armani, Dior, Thierry Mugler, Valentino, Burberry e Chanel, além de peças exclusivas de estilistas como Alexandre Herchcovitch, Sandro Barros e Vitor Zerbinato. Por outro lado, Heleninha Roitman, que será interpretada por Paolla Oliveira, terá um estilo mais contido e discreto, escondendo-se por baixo de roupas que incluem casacos e camisas largas, acompanhados por tecidos fluidos em tons clássicos como caramelo, azul marinho, verde e vermelho escuro. O contraste entre as duas personagens e seus figurinos promete trazer ainda mais profundidade à trama e reforçar as características de cada uma, deixando claro que, mesmo na moda, tudo é uma questão de imagem e intenção.
@midiafestof