Vinícius Júnior evitou nesta quinta-feira (20) que a seleção brasileira completasse o terceiro jogo seguido sem vencer nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Com um gol nos acréscimos da etapa final, o camisa 7 decretou a vitória por 2 a 1 contra a Colômbia, no Mané Garrincha, que recebeu mais de 70 mil torcedores.
Após empates contra Venezuela e Uruguai, o Brasil reagiu na classificação e subiu para a vice-liderança, com 21 pontos – resultado de seis vitórias, três empates e quatro derrotas em 13 jogos.
Até o gol de Vinícius Júnior, a equipe de Dorival Júnior estava caindo para a sexta posição, a última que garante uma vaga direta no próximo Mundial, com o sétimo colocado disputando a repescagem.
A pressão sobre o técnico era crescente, não apenas pela situação na tabela, mas também pelo futebol questionado da equipe. O gol de Vini e a vitória aliviaram, ao menos momentaneamente, a cobrança sobre o treinador.
O Brasil, com um jogo coletivo fraco, teve suas melhores oportunidades em lances individuais. No primeiro tempo, abriu o placar aos 3 minutos, quando Raphinha converteu um pênalti sofrido por Vinícius Júnior, derrubado na grande área após uma bela arrancada.
Vini e Rodrygo tiveram chances de ampliar antes dos 15 minutos iniciais, mas falharam nas finalizações.
Após o Brasil iniciar o jogo pressionando, a Colômbia se impôs e dominou o confronto. A seleção colombiana chegou ao empate aos 40 minutos, quando Arias desarmou Joelinton na entrada da área e serviu Díaz, que bateu rasteiro para vencer Alisson: 1 a 1.
O Brasil, sem conseguir manter a posse de bola no campo ofensivo, começou a cometer mais faltas e viu seus jogadores pendurados, como Bruno Guimarães e Gabriel Magalhães, receberem cartões amarelos, o que os deixará fora do próximo jogo, contra a Argentina, na terça-feira (25), no estádio Monumental, em Buenos Aires.
Além dos suspensos, o Brasil também tem desfalques por lesão. Gerson, que deixou o jogo contra a Colômbia com uma lesão, é dúvida para o confronto contra os argentinos. Neymar, que já havia sido cortado, também está fora.
No segundo tempo, o Brasil tentou retomar sua postura ofensiva, mas não teve a mesma efetividade e desperdiçou outra boa chance com Vinícius Júnior.
A Colômbia também demorou pouco para voltar a pressionar, e um susto aconteceu após o zagueiro Davinson Sánchez se chocar com o goleiro Alisson em uma disputa de bola. Ambos caíram desacordados no campo, mas, após o protocolo médico e alguns minutos, Sánchez recuperou a consciência e foi substituído. Alisson também deixou o campo, sendo substituído por Bento.
A partida ficou paralisada por sete minutos, mas foi retomada aos 33 minutos. Ambas as equipes passaram a investir mais na pressão do que na organização ofensiva.
E foi nesse cenário que o Brasil conseguiu a vitória. Nos acréscimos, Vinícius Júnior arriscou de fora da área, e a bola desviou, enganando o goleiro colombiano e decretando a vitória brasileira por 2 a 1.
Siga nosso Instagram [@midiafestof]