MURAL DE NOTÍCIAS

Juiz adia audiência do “golpe do PIX” por falta de auditório e remarca sessão para seis meses depois

O juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, responsável pelo processo que apura o chamado “golpe do PIX” no qual figuram como réus os jornalistas Marcelo Castro e Jamerson Oliveira, adiou a terceira audiência de instrução marcada para esta terça-feira (18), em Salvador. O motivo do adiamento foi a indisponibilidade do auditório onde o ato seria realizado.

Com a mudança, a nova sessão ficou agendada somente para maio de 2026, ou seja, seis meses após a data originalmente prevista. Com isso, o processo poderá permanecer mais de um ano sem audiências, já que a última ocorreu em março de 2025.

O auditório inicialmente reservado — localizado no Fórum Criminal Desembargador Carlos Souto, no bairro de Sussuarana — foi destinado ao Projeto TJBA Mais Júri, que integra o Mês Nacional do Júri, realizado em novembro. A iniciativa tem como objetivo acelerar julgamentos dessa natureza, em consonância com as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No mês passado, o juiz chegou a solicitar a liberação do espaço, mas o pedido foi negado pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Em sua decisão, ela afirmou que a transferência do júri seria “inviável do ponto de vista operacional e organizacional”, citando a necessidade de uma logística complexa envolvendo segurança, transporte e escolta de réus, estrutura técnica, mobilização de servidores e intimações.

Diante do indeferimento, o magistrado remarcou a instrução e definiu as novas datas para 2026. Segundo o cronograma atualizado:

6 de maio de 2026, às 8h30 – Oitiva das testemunhas de acusação e defesa

7 de maio de 2026, às 8h30 – Interrogatório dos 12 réus, entre eles Marcelo Castro e Jamerson Oliveira, apontados como líderes do esquema.

📲 Siga @midiafestof e fique por dentro dos principais acontecimentos da Bahia, do Brasil e do 🌍 mundo!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *